superfície
sf (lat superficie)
1 Extensão expressa em duas dimensões: comprimento e largura.
2 A parte exterior ou face dos corpos.
3 Geom O que circunscreve os corpos; os limites de um corpo; o comprimento e a largura considerados sem profundidade; extensão da face ou do conjunto das faces que limitam um corpo; extensão de uma área limitada
S. cilíndrica: superfície gerada por uma reta que se move, conservando-se paralela a uma direção dada e apoiando-se constantemente sobre uma linha fixa (Maeder)
S. de nível: superfície equipotencial de um campo de forças
S. de onda: superfície que num dado instante contenha partículas do meio na mesma fase de vibração
S. de revolução, Mat: a gerada pela rotação de uma linha em torno de uma reta fixa, à qual ela se acha invariavelmente ligada (Maeder)
S. desenvolvível, Mat: a que, suposta flexível mas inextensível, pode ser estendida sobre um plano sem dobras nem rupturas (Maeder)
S. empenhada: a do polígono cujos lados não estão no mesmo plano
S. equipotencial: o lugar dos pontos em que o potencial assume o mesmo valor
S. esférica, Mat: lugar geométrico dos pontos do espaço eqüidistantes de um ponto fixo (Maeder)
S. piezométrica: a superfície imaginária a que sobe a água subterrânea sob pressão hidrostática em poços ou fontes; nível hidrostático
S. plana: superfície sobre a qual se pode aplicar uma linha reta em todos os sentidos ou direções
S. planificável: a que se pode desenvolver em um plano
S. poliédrica: a formada por polígonos planos, tendo dois a dois um lado comum, que se dizem respectivamente faces e arestas
S. regulada ou retilínea, Mat: a que tem como geratriz uma reta (Maeder)
S. reversa, Mat: a que, suposta flexível mas inextensível, não pode ser estendida sobre um plano sem dobras nem rupturas (Maeder)
S. toroidal: a que se obtém fazendo girar uma circunferência em volta de uma reta externa a ela, mas situada em seu plano (ex: a câmara-de-ar). Conhecer na (ou pela) superfície: ter apenas algumas idéias ou noções esparsas de um assunto.